Here I Am…

30 09 2007
por Kallrish

Hi ^^

E finalmente…eis que eu apareço no blog e comprovo que não sou um sócio fanstama né😄

Atualmente a máre não tá pra peixe né…
Vida de recém formado é dureza. Você normalmente já fica tentando escolher uma área pra poder trabalhar durante a facu…mas normalmente, são poucos os que tem a dádiva de conseguir fazer essa escolha. E além de tudo, acaba que temos que escolher mais de uma coisa, pois o mercado prefere absorver especialistas…mas de preferência os multi-especialistas se possível. Querem um mágico faz-tudo que tenha a capacidade de fazer o trabalho de umas cincos pessoas ao mesmo tempo, já que assim reduzem os custos e os problemas deles né..

Bem…seria ótimo se esse fosse o único problema…mas veja você…é um pouco complicado escolher algo pra se trabalhar baseado apenas na “teoria” vista na faculdade não acha?
Na hora H, é a experiência prática em uma determinada área que faz você ter uma visão real da coisa toda e analisar se realmente é aquilo que você almeja.

Mas como podemos ter algo desse tipo, se a maior parte das empresas só querem saber de dar serviço para pessoas que já tenham não sei quanto tempo de experiência na área?
Os recém formados, acabam passando por mal bocados com isso. Estão incrivelmente animados ao sair da faculdade…prontos pra por seus conhecimentos em prática e começar a recuperar tudo que investiram em seus 4 anos de estudo ou mais. Mas vem o mercado de trabalho e joga um bom balde de água fria na cabeça dos pobres coitados né.

Sou adepto de que certas informações deveriam ser abordadas na facu, para facilitar a vida das pessoas…mas como nada na vida é perfeito…haja paciência…
Não que eu esteja dizendo que não sabia de coisas do tipo…porque acaba que todos tem isso no seu íntimo…mas uma certa “esperança” insiste em bater a porta em horas como essa.

Veja meu caso por exemplo; agora eu vejo que serei obrigado a já investir mais em especializações de imediato se quiser ter chance no mercado.
Mas tenho minhas dúvidas sobre em qual área investir…
Faço uma pós-graduação? Faço um curso de especialização em algo? Faço outra facu pra complementar meus conhecimentos e abranger mais áreas? Bem…a única certeza que eu tenho é que todas as opções tem um valor interessante pra minha carreira e que é necessário para me ajudar a arrumar uma vaga decente no mercado de trabalho (e também, que vão me fazer voltar a ficar quase sem dinheiro como na época de facu XD).

Hummm…não pretendo chegar a uma conclusão aqui…mesmo porque eu ainda não encontrei uma hehehe
Mas é interessante parar e ponderar a respeito de coisas como essa…principalmente se você ainda estuda. Depois de situações como essa, é compreensivo o fato de porque muitas pessoas criam seu próprio negócio e vão com a cara e coragem ao invés de esperar por vagas milagrosas XP

Bem…agora me vou…tenho que aproveitar pra refletir mais um pouco sobre o que fazer…já que eu já percebi que a decisão tem que vir logo antes que eu fique insano de vez(já que doido eu já me considero faz tempo hehehe).

Como eu queria que música fosse um caminho de trabalho estável e rentável, daí podia montar minha banda e viver de viajar fazendo shows…ai ai…vida maligna viu😄

Yin falando sobre só 5 pessoas lendo…pelo menos alguém vai comentar o post dele…e os meus? XP

See Ya!


Ações

Information

8 responses

11 10 2007
Mila

Olha, bem que eu queria te dar uma boa noticia e dizer que sou a 6ª pessoa a deixar um comentário, mas… pelo oq eu to vendo, sou a 1ª mesmo! rsrsrrsrss

Sei bem como vc se sente. Acabei caindo aki justamente por estar procurando um trabalho relacionado a “crises no mercado de trabalho”. E como já ta tarde, e eu to ficando com preguiça de pensar, queria encontrar alguma coisa pronta. Mas p falar a verdade, vc naum me ajudou muito naum. RSRSRRS

Boa sorte na procura!!!! E p mim tb rsrsrsrrs

5 05 2009
Eveline

Pois é.. percebi que sou a 2ª pessoa a comentar agora kkkkkkkkkkk Mas tudo bem, aos poucos é que se anda huahuahuahua🙂

Olha… to passando pela mesma situação, há 1 ano me formei, e até agora nada. É uma tristeza e um desespero só… terminar a facu e ficar a ver navios é terríveeeeel… o jeito é encarar a realidade e estudar, estudar e estudar… vai que a sorte bate em minha porta e eu passo em algum concurso, né? hehehehe Custa nada pensar alto um pouquinho hehe

Boa sorte a todos que, assim como eu, você e a Mila aí do 1º post, estão precisando de um empurrãozinho da vida!!!

CHEGA LOGO TRABALHOOOOOOOO… QUE SACO!!!!🙂

2 08 2009
Rodrigo

É meus amigos…..tá complicado mesmo, diploma superior não é garantia de emprego como bem já me avisavam.
Confesso que no tempo em que estava cursando a faculdade eu contava com dezenas de propostas de estágio. Após a formatura não consegui ainda nenhuma entrevista sequer, mas a esperança é a última que morre. Por isso, mente positiva ai, que por sorte existem outras opções como a do concurso público citado acima por exemplo.

Boa sorte para todos!!!

18 10 2010
Flávia

kkkkk… adorei!
Eu fiz um trabalho para a faculdade sobre essa matéria! Achei muito interessante e descontraída. Na verdade o tema era “os profissionais recém formados estarão preparados?” Pq meus amigos da facul não veem que o mercado é muito competitivo… e inicialmente vc tem que estar disposto a qualquer coisa para ai entáo exigir um salário e tal…

Estamos no ultimo termo de administraçao… acho que vc poderia arriscar uma vaga em algum tipo de jornal, ao algo do tipo… sua forma de abordar as questões de forma descontraída está sendo muito valorizado hoje em dia!

Parabéns

6 01 2011
Arnaldo

Concordo com tudo que foi dito no texto, sou recém formado em Comunicação e realmente é o que acontece dificilmente as empresas dão oportunidades aos que batalharam durante quatro anos. Porque só tem noção o que são quatro anos que ficou em uma faculdade durante todo esse período. Infelizmente é isso, hoje em dia o que conta é o dinheiro na carteira no ínicio ou final de mês afinal, tudo tem seu preço. Curso superior interessante apenas para concurso público o resto é pura hipocrisia. Forte abraço a todos.

7 03 2011
Daniel

É companheiros, as coisas estão difíceis e estou vendo poucos amigos empregados e eu apenas “Freelas”.
Tenho 23 anos, sou formado em RTV, na faculdade fiz um documentário que ganhou premio em gramado, iniciação cientifica que apresentei em congresso, um trabalho sozinho que foi selecionado para uma feira de inovação em empreendedorismo, fiz um fan site com amigos que chegou a ter 10 mil visitas dia e estagiei no setor de comunicação de um órgão publico, antes de terminar a graduação, tive uma graduação técnica q me possibilitou fazer pós em criação publicitária e agora já estou formado nela e cursando minha segunda pós em jornalismo. Recentemente fiz um trabalho pra um artista famoso e ao mesmo tempo editei uma formatura do SESI, mas ainda recebo ajuda dos meus pais todos os meses.
A única coisa que eu quis dizer com isso foi que às vezes você rala, mas na real você vai se ferrar, meu amigos engenheiros viajando pra praia, curtindo o carnaval, saindo todos os fins de semana com seus salários maravilhosos e eu me arrependendo e sofrendo as conseqüências de ter escolhido comunicação, hoje trabalho dia, noite e fins de semana, os amigos reclamam que não vou mais velos, a família reclama que não vou mais velos, a família volta a reclamar o dinheiro gasto comigo, minha vida social esta se destruindo, diminuindo as chances de trabalhar por causa de um “Q.I.”, meus relacionamentos amorosos todos terminaram, percebi que fico sentado a maior parte do tempo em um computador olhando a festa dos outros, sonhando com um trabalho que eu consiga ir nos shows que gostaria, pagar aquele convenio médico pra mim e para minha mãe e as vezes sair com meus amigos engenheiros, a única coisa que ganhei foi uma barriga e a confiança no lixo, vivo de sonhos e tentativas, mas na real, hoje desisti de ficar mal, fiquei mais apático e alienado, desde o começo do ano não perco nenhum jogo do Santos e até fui no estádio, ai nessa hora a única coisa ruim na minha vida vira perder pro Corinthians e o resto não importa.

18 10 2011
Thamille

Acho que a Flávia esta tão feliz porque esta na facu ainda, quando ela descobrir que a formatura nao passa de um momento bonito.. e quando a realidade bate na porta o desespero começa, pelo menos nao sou a unica nessa situação!!

31 05 2012
Prof Tico

Senhoras e Senhores, o nome do jogo é….Saber VENDER

Vender? Vc pergunta….

Sim vender, respondo…..

Mais eu fiz uma facu de responsa para ser vendedor, vc diz…..

SIM para ser vendedor, digo de novo.

Pérai…..pra ser vendedor não precisa de faculdade.. alguém diz.

hummmm, se for pra vender certos produtos não…mas, digamos que o produto é vc? acredito que seja um produto valioso e raro heim?

Ai a amiguinha ai de cima diz, ….Epa, perai, vou ter que me vender?

Digo……Não vc, mas, o que vc sabe, seu conhecimento, suas ideias, seus ideais entende? recomendo..faça um bom curso de vendas.

Veja bem……

Digo faz tempo aos meus alunos que “Diproma” virou carne de vaca….isso mesmo CARNE DE VACA, qualquer lugar tem, portanto, qualquer um pode ter, e como a “Lei da oferta e da procura” sempre prevalecerá….

Diploma puro e simplesmente, a muito deixou de ser um diferencial, não é mais o suficiente pra garantir emprego a ninguem……Sou do tempo que apenas um bom curso de Datilografia era o suficiente pra conseguir um bom emprego, e pensar que bom emprego naquela época era ser bancário…..bons tempos aqueles….pra quem não sabe o que era “datilografia”, digo……Era saber escrever (digitar) em uma maquininha que ja “imprimia” enquanto vc escrevia, só que hoje a “coisa” mudou, ferrou tudo, é Workshop pra cá, Feedback pra lá, Networking, Brainstorming, Assignments, etc etc e tal……..coisa de lôco meu……Mais o que vale mesmo é seu “Background”, hehehe…..tbm sei fala difici…..isso é fato, mas o que porra é isso?

Sua Experiência colega, vivência ou conhecimento tanto profissional quanto pessoal, ou seja, suas habilidades humanas e técnicas, mas ai entra o “Paradoxo Tostines”…..put’s, mais uma coisa de velho, é velho mesmo, mais vale apena saber, é uma contradição originada de um famoso comercial da década de 80 (acredito que seus pais viram). No comercial um “discípulo” pergunta ao “mestre” se a marca de bolachas vendia mais porque era fresquinha ou era fresquinha porque vendia mais, isso traz vc para esse dilema e fica a pergunta:

É preciso ter experiência para ter um emprego ou é preciso ter emprego para adquirir experiência? eu digo e repito, é preciso no minimo saber vender o que vc sabe…..tá bom eu explico…..A regra básica do Marketing não é fazer que um produto ou serviço seja VISTO, DESEJADO e ´so depois COMPRADO?

Então vc precisa usar essa regrinha com vc, precisa ser VISTO, DESEJADO e só ai será COMPRADO pelo mercado, ou seja vc ira vender-se ao mercado…….e como fazer isso alguém diz?

Simples……Se mostre, seja visto, seja DESEJADO (a quem interessa claro) fiz isso quando quis dar aula em uma faculdade de renome em meu estado, e olha que nem tinha vaga.

Exponha-se ao máximo no meio empresarial, (tira a bunda da cadeira e saia do mundo virtual um pouquinho vai) procure TRABALHO e não emprego, faça trabalhos voluntários(de graça) em ONG’s, Hospitais, no bairro em que mora, onde vc quiser, mas faça com que vc seja visto, mas faça direito, bem feito, como se tivesse ganhando um milhão por mês, aprenda a gostar das pessoas, se preocupe com elas, com sua cidade, com seu país e tal, escolha e defenda uma “causa”…pode ser com idosos, crianças, adolescentes, jovens não interessa, qualquer coisa que vc possa fazer por alguém já vale, tenho certeza que tem muitos alunos na rede pública por exemplo que adoraria saber como é uma faculdade “por dentro” como é determinado curso, como fazer pra chegar lá e tal…viu como vc pode ajudar? crie palestras sobre isso, oriente, ensine seja criativo, mas SEJA VISTO fazendo algo, escolha algo em sua área e bota pra quebrar….

Tenho certeza que ALGUÉM vai ver vc com “outros olhos” isso será uma grande propaganda (só não vale ser enganosa) e esse “alguém” vai DE$EJAR vc, vai querer vc na empresa dele, de um amigo de um parente, vai fazer amizades (Networking) com quem pode e VAI te ajudar.

Bom ja falei de mais deixa eu me mandar…mas é isso…Saia do Facebook e vai a luta e VENDA-SE.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: